Tapioca com earl grey 🍵
Tapioca com earl grey Podcast
Participar deste momento da cultura pop
11
0:00
-1:41:16

Participar deste momento da cultura pop

logo eu, vivendo um hype
11

Era 2001 e eu li uma matéria na Veja sobre o lançamento, no Brasil, de uma série de livros de uma autora inglesa e comprei o primeiro volume. Assim que terminei a leitura, já comprei o segundo volume. E, depois disso, a cada ano eu esperava o lançamento dos volumes seguintes da série. Sim, estou falando de Harry Potter. Não poderia deixar de fazer referência ao único hype literário que vivi até hoje, quando estou acompanhando o lançamento mundial do quarto livro da escritora irlandesa Sally Rooney: Intermezzo.

Li, na verdade, ouvi, Pessoas Normais - segundo e mais famoso romance da autora - há pouco mais de um ano e, apesar da dificuldade do meio: ouvir um livro de ficção, eu gostei bastante do enredo e da escrita dela. Principalmente como ela retrata a tão falada geração millenial vivendo as crises econômica, climática e social do início do século XXI.

Como o lançamento do novo livro da autora tem feito bastante barulho entre os influenciadores literários que eu acompanho, decidi que queria viver esse momento da cultura pop, sei lá. Daí que, apesar de eu ser mais acostumada aos livros poeirentos que aos lançamentos, não quero passar por este momento no mundo sem estar participando deste momento do mundo da literatura.

Antes de chegar ao quarto livro da escritora - lançado hoje, agora, neste momento - , minha amiga Anni Ginadaio me fez ler Belo Mundo,onde você está e adorei. Daí, pronto, entrei pro rooneyverso. E imergi mais ainda, depois que fiquei sabendo que Intermezzo tem um quê joyciano… aí, né, pra quem chegou por aqui agora: bingo, falei de J. J. - prazer, eu sou Marisinha e sempre cito algo de Ulysses, de James Joyce, por aqui.

Resumindo: estou ainda mais animada pra essa leitura. 

Como não sou uma influenciadora literária e muito menos recebo provas antecipadas de lançamentos de livros, eu vou ter que adquirir minha própria cópia hoje (infelizmente não vai ser na BookBar, né, Nanne?).

Mas, antes de comprar o livro, eu juntei umas amigas que leram Belo Mundo…, todas devidamente influenciadas por Anni, pra conversar um pouco sobre o livro, a autora, ser millennial, retratar os millenials na literatura etc etc…

Escutem nossa conversa. É longa, mas é divertida, pelo menos a gente se divertiu muito conversando. 


No meio da conversa, citamos esses livros:

Retrato de uma senhora e A fera na selva, de Henry James 

Impostora,  R. F. Kuang

Ulysses e Um retrato de um artista quando jovem, de James Joyce

Anna Kariênina, de Liev Tolstoi

Caderno Proibido, de Alba de Céspedes

O fim da infância, de Arthur C. Clarke

Conversa entre amigos e Pessoas normais, de Sally Rooney

Nós dois sozinhos no éter, de Olivie blake 

As ondas, de  Virgínia Woolf

O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger


Queria muito agradecer às minhas queridas amigas leitoras Anni Ginadaio, Carol Maia, Moniege Almeida e Patrícia Dias pela conversa divertidíssima. Nunca canso de repetir que os livros unem as melhores pessoas sempre!

E, quem sabe a gente volta pra conversar sobre Intermezzo???

Obrigada por ler (e ouvir) esta newsletter, que é gratuita e você pode assinar deixando seu email aqui:

Deixe um comentário

Discussão sobre este podcast

Tapioca com earl grey 🍵
Tapioca com earl grey Podcast
Tapioca sound
Ouça em
App Substack
RSS Feed
Aparece no episódio
Marise Correia
Episódios Recentes